A paz sejam bem-vindos

Gervandro Morias um verdadeiro servo do Senhor

Pesquisar este blog

sábado, 24 de julho de 2010

O DISCIPULADOR EFICAZ







































Discipular é sempre esclarecer, responder, tirar dúvidas e corrigir erros”.








O DISCIPULADOR EFICAZ


TEXTO: Rm. 12.7/b
AUTOR: Gervandro Morais



INTRODUÇÃO


O discipulador deve seguir o exemplo do pastor, que ao direcionar o rebanho, os leva ao curral e os oferece água fresca e pasto verdejante, e além do mais, segurança contra o mercenário. O discipulador conduzirá o novo crente ao verdadeiro ensino bíblico, o qual servirá de edificação espiritual até a volta de Cristo. O discipulador eficaz precisa exercer as principais qualidades:

a) profunda convicção de que foi chamado para ensinar;
b) paixão pelos perdidos;
c) preparo espiritual;
d) preparo bíblico (2 Tm. 2.15);
e) facilidade de relacionamento.

O discipulado cresce quando se têm discipulador eficaz. O crescimento do discípulo equivale dizer, que o levará possivelmente a maturidade cristã e de fato o conduzirá ao mais singelo conhecimento bíblico. Quando o discípulo cresce, isto revela a eficiência do ensino bíblico e proporciona uma total alegria ao discipulador. Portanto é viável dizer, que todo discipulador é um ensinador e que o ensino é a base que formou o discipulador.

I – QUEM PODE DISCIPULAR?

Aquele que entendeu o significado da grande comissão. (Mt. 28.19-20).
Aquele que aprendeu a ser discípulo (Jo. 21.15-17).
- Só podemos testemunhar com êxito o que temos certeza, baseado na nossa própria experiência e não na experiência alheia.
- Para ter sucesso no discipulado é necessário conhecer bem o Mestre dos mestres.
- Podemos ser até bons ensinadores, mas sem uma experiência viva e provável que nossa mensagem seja igual a comida sem sal.

Conhecendo a possibilidade de ensinar, podemos atentar bem aos conselhos do Apóstolo Paulo, aos que fazem a obra do Senhor ( 1 Co. 15.58).

SEDES FIRMES – O discipulador deve ser seguro na fé, inalterável no proceder e dedicado em tudo o que faz.
SEDES CONSTANTES – O discipulador precisa obter o ânimo firme, nunca deixar o seu lugar de ensinador cristão e sempre lembrar das palavras de Jesus: “Aquele que colocou a mão no arado, não pode voltar atrás”.
SEDES SEMPRE ABUNDANTES – Abundantes no esforço (na obra de Deus), abundantes na servidão (assistência ao discipulado), abundantes na correção (desenvolver bem sua postura de ensinador).

II – OS CINCO DEGRAUS DO DISCIPULADO (Fp. 4.9)

O discipulador eficaz entenderá que para se formar uma escada é preciso de seus degraus, logo, percebe-se que, a escada (o discipulado) sem os degraus (etapas do ensino) é incompleta.

O degrau da aprendizagem – “Aprendeste”... Todo filho para tornar-se pai, é evidente observar os passos de seu pai, assim o discípulo em relação ao mestre, o aluno em relação ao professor, etc.
O degrau da aceitação – “Recebeste”... Quando se recebe, aceita, e quando se aceita, possui.
O degrau da inclinação – “Ouviste”... O melhor aprendiz é aquele que é apto para ouvir e guardar.
O degrau da observação – “Viste”... O discípulo que bem observar seu mestre, nunca errará e poderá iguala-se ao tal.
O degrau da prática – “Fazei”. Quando a prática é perfeita, certamente a teoria foi excelente. O discipulador eficaz, desenvolverá a eficácia do ensino.

O ensino é a base para alcançarmos a plenitude da sabedoria. Quando a prática do ensino é perfeita, certamente a teoria foi excelente, pois, o perfeito sábio expressará o sentido do intelecto. O ensino é a base para adquirirmos o sentido da inteligência. Todo ensinamento deverá está ligado ao conteúdo de regras firmes e contundentes, relacionadas ao bom desempenho do aluno:

- O ensino é eficaz quando aprofundado;
- O ensino é válido quando aprendido;
- O ensino é importante quando adquirido;
- O ensino é profundo quando se tem base.
Portando não aprendo só para saber, porém, aprendo para conhecer.

III – QUALIDADES QUE O DISCIPULADOR PRECISA CULTIVAR

Ter qualidade é obter dote, obter uma virtude. As qualidades são perfeitamente reveladas publicamente, quando buscada em secreto com Deus. O verdadeiro discipulador estará apto para exercer sua função, quando cultivar as qualidades que estiverem ao seu alcance e conquista.

Confiança no poder do Evangelho – O discipulador entenderá sua autoridade quando confiar no poder do Evangelho, o discipulador fará toda diferença no ensino, pois, o ensino produzirá sua influência e transformará pessoas e os colocará ao nível de um sábio (Pv. 9.33)
Dedicação e perseverança – A dedicação e perseverança são duas colunas que apoiará todo ensinador. O discipulador cresce sobre fundamentos importantes, quando se dedica e persevera em buscar o mais profundo conhecimento. “No esforço do discipulador, nasce um discípulo, cresce um homem de Deus e amadurece um sábio”. A dedicação e perseverança no ensino, resultará na conquista de sábios e instruídos (Rm. 12.7; Pv. 9.9).
Fé – O discipulador sempre estará convicto de que foi chamado para ensinar e que ao ensinar formará conhecedores, sábios e intelectuais. Assim como uma casa sem base ruirá, da mesma forma um ensino sem convicção será inútil e banal, e além do mais, jamais formará aprendiz. (Pv. 22.6).
Total dependência do Espírito Santo – A dependência total do Espírito Santo, resultará na inspiração. Quando dependemos do Espírito Santo, recebemos uma profunda instrução que nos habilita ao ensino coerente e verdadeiro, influenciando vidas a buscarem o conhecimento de Deus. Na dependência do espírito santo, cresce um sábio. (Jo 16.13)

IV - RECOMENDAÇÕES AOS DISCIPULADORES

“Quem recebe uma recomendação, conquista uma direção para seguir” (Gervandro Morais).

Zelo em excesso – Zeloso ao ensino é todo sábio. O discipulador que zela pelo verdadeiro ensino da Palavra de Deus, certamente é um verdadeiro discipulador. Nunca permita que o ensino seja sufocado por questões irrelevantes e banais. Ame o ensino e o ensino te tornará amado. (Sl. 119.97).
Tomar o lugar de Deus – Seja o porta-voz de Deus. Você ensinará como se Deus estivesse transmitindo conselhos, repreensões e advertências ao povo. Ensine com a mente, o coração e o pensamento de Deus e vidas serão aperfeiçoadas. (Pv. 6.23).
Autoritarismo – A autoridade do discipulador é percebida não por sua voz, e sim pela profundidade de seu ensinamento. Sempre ensine exercendo autoridade para não seres tachado por insuficiente ensinador.
Ameaças espirituais (Evite-as) – O discipulador nunca permitirá que ameaças espirituais façam parte do seu currículo de ensino. Nunca se deve usar a autoridade de discipulador para fazer ameaças espirituais, afim de provocar nos ouvintes medo, porém, o discipulador deverá usar apenas a autoridade do ensino para fazer ouvintes com temor à Deus.
Cuidado com expressões ambíguas – Discipular é sempre esclarecer, responder tirando dúvidas e corrigir erros. O discipulador jamais permitirá que seu ensino gire em torno de dúvidas nas mentes dos ouvintes e sim que seu ensino seja sólido e eficiente, produzindo um melhor nível de conhecimento.
“Se formares um discípulo, és digno de ser chamado de discipulador. Se com teu ensino edificares vidas, és um perfeito sábio. Se nunca te corrompes no ensino, seguistes a regra que todo ensinador tem- Sê fiel ao ensino”. (Gervandro Morais).

V. QUATRO CONSELHOS AO TESTEMUNHO PESSOAL DOS DISCIPULADORES (1 Co. 16.13)

“Conselhos são os amigos da consciência”
(Gervandro Morais)

Vigiai (v.13/a
Vigiai para não entrardes e cairdes em tentação
Vigiai no sentido do que ensinais
Vigiai no procedimento

Estais firmes na fé (v. 13/b)
2.1. Fé que influencia
2.2. Fé no que se ensina (convicção)
2.3. Fé na esperança, na busca do conhecimento

Portai-vos varonilmente (v.13/c)
Portai-vos como homens de caráter
Portai-vos exemplarmente
Portai-vos influenciando

Fortalecei-vos (v. 13/d)
Fortalecei-vos na oração (1 Ts. 5.17)
Fortalecei-vos na santificação (1 Pe. 1.13-15)
Fortalecei-vos na consagração (Rm. 12.1)
CONCLUSÃO


Ao discipulador que pretende tornar-se “eficaz”, deverá: 1 - Anunciar o Evangelho (At. 14.21/a), sempre cumprindo o ide imperativo do Mestre Jesus; 2 - Fazer discípulo (At. 14.21/b), conquistando com zelo, amor e dedicação; 3 - Ensinar os discípulo (At. 14.22), fazendo do ensino uma base para a edificação de sábios e conhecedores da Palavra de Deus; 4 - Permanecer com os discípulo (At. 14.28), tirando dúvidas, esclarecendo texto, e corrigindo erros formulados por uma má compreensão.
Portanto, qualificai-vos como “discipulador eficaz”, e sereis reconhecido como digno da sabedoria.


BIBLIOGRAFIA


MORAIS, Gervandro. Sermões da Revelação de Deus. Volume 05 e 06, 2005.

MORAIS, Gervandro. Sermões para o Discipulado. 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário